Pesquisar
Close this search box.

6 Formas de Mudar Sua Relação Com a Moda

A moda é muito mais do que apenas estilo; ela reflete valores e escolhas que impactam o mundo ao nosso redor. É importante lembrar que pequenas mudanças podem ter um grande impacto. Adotar práticas mais sustentáveis em suas escolhas de moda não só reduz o impacto ambiental da indústria, mas também promove uma cultura de consumo mais ética e responsável.
Sumário
Explore 6 Formas de Mudar Sua Relação Com a Moda
Image by Freepik

A moda é muito mais do que apenas estilo; ela reflete valores e escolhas que impactam o mundo ao nosso redor. É importante lembrar que pequenas mudanças podem ter um grande impacto. Adotar práticas mais sustentáveis em suas escolhas de moda não só reduz o impacto ambiental da indústria, mas também promove uma cultura de consumo mais ética e responsável.

As marcas se adaptam às tendências de consumo do cliente e incorporar escolhas conscientes em nossos hábitos é crucial para a transformação do mercado. Embora seja difícil escolher “comprar menos, mas com sabedoria” porque opções ecológicas ainda são caras, são atitudes como essa que impulsionam mudanças onde realmente importa: na indústria.

Se você consumidor está procurando maneiras de tornar sua relação com a moda mais consciente e sustentável, aqui estão 6 dicas para começar:

 

1. Pesquise por marcas que priorizam a sustentabilidade

Ao escolher suas roupas, procure por marcas que adotam práticas sustentáveis em sua produção. Isso pode incluir o uso de materiais orgânicos, processos de fabricação eco-friendly e iniciativas de reciclagem, por exemplo. Procure saber de onde veio a matéria-prima e, se possível, como foi produzido.

 

 

2. Compre de pequenos empreendedores

Apoie pequenas marcas e designers independentes, que muitas vezes têm um foco maior na qualidade, durabilidade e ética em sua produção. Além disso, ao comprar localmente, você reduz a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias.

 

 

3. Compre de empresas que apoiam a comunidade local

Procure marcas que tenham um impacto positivo em suas comunidades, seja através de programas de emprego justo, apoio a causas sociais ou doações para organizações locais. Prefira também marcas que adquirem matéria-prima de outras empresas brasileiras ao invés de importar.

 

 

4. Escolha peças atemporais e que combinem entre si

Esses são os conceitos básicos de um armário-cápsula e são perfeitos para quem quer minimizar a quantidade de peças jogadas no fundo do armário sem uso. Combine estilos e crie uma cartela de cores para direcionar suas compras. O seu bolso e a sua consciência vão te agradecer.

 

 

5. Doe ou encontre formas de reutilizar suas roupas

Ao invés de descartar roupas que você não usa mais, considere doá-las para instituições de caridade ou projetos de reciclagem têxtil. Você também pode explorar opções de upcycling, transformando peças antigas em algo novo e único. Algumas empresas também te ajudam a vender as peças que você não quer mais, mas que ainda estão em bom estado, como a Repassa.

 

 

6. Pesquise como descartar suas roupas corretamente

Quando chegar a hora de se desfazer de uma peça de roupa, certifique-se de fazê-lo de forma responsável. Algumas marcas oferecem programas de reciclagem de roupas, onde você pode enviar suas peças usadas para serem recicladas ou reutilizadas de maneira ambientalmente consciente.

 

 

Incorporando essas práticas pouco a pouco em nossos hábitos de consumo, ajudaremos a transformar a moda em algo mais democrático. Ninguém é pequeno ou insignificante nesse movimento!

Se você possui um negócio e quer saber o que fazer para tornar a sua marca mais sustentável, leia 6 Atitudes Para Tornar Sua Marca Sustentável.

Compartilhar
A autora
Picture of Marina Frontzek
Marina Frontzek
Mineira e formada em design de moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo desde 2016. Apaixonada por criação e modelagem, fundou sua marca de roupa íntima sob encomenda M. Frontzek Lingerie no fim de 2018 e encontrou na moda digital 3D a possibilidade de fazer suas ideias virarem realidade mesmo sem poder investir um grande capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =